Informações essenciais sobre a aplicação, funcionamento e benefícios das nossas soluções.

Encontre aqui as respostas paras as perguntas mais frequentes.

O que é Bioenzyme?

É um estabilizador de solos que age como um cimento líquido, especificamente formulado para modificar as propriedades de engenharia do solo e misturas de agregados, catalisando reações químicas naturais no solo, convertendo materiais pobres em formas mais resistentes à água e à carga para melhorar as propriedades estruturais de solos coesos. É um concentrado de bioenzima feito da fermentação de matéria orgânica à base de extratos de vegetais, que aceleram as reações químicas. Esses catalisadores aceleram mudanças nos materiais da estrada para formar novas estruturas químicas e físicas. Muitos materiais mudam suas formas durante longos períodos. Com as enzimas estes períodos ficam muito curtos, quando as enzimas catalíticas apropriadas são adicionadas nas condições certas.

 

Bioenzyme é seguro?

Bioenzyme não é tóxico e é inofensivo para humanos, animais, vida marinha e meio ambiente. É não irritante, não inflamável e não corrosivo. Não contém materiais combustíveis ou corrosivos e pode ser usado com segurança perto de chamas ou em áreas mal ventiladas. Ele não contém bactérias nem alérgenos conhecidos. Foi testado como seguro por agências científicas independentes e governamentais.

 

Tecnicamente falando: Bioenzyme é perfeitamente solúvel em água, de cor escura e cheira a melaço. Seu peso específico é semelhante ao da água e o nível de pH está entre 4,3 e 4,6. Possui um odor

característico. Como é um concentrado, luvas e máscaras são uma boa prática geral durante o manuseio. É melhor armazenado a uma temperatura abaixo de 55 °C e acima de zero. Esperamos que tenha uma vida útil de 3 anos quando mantido lacrado e armazenado em um local fresco e escuro.

 

Que testes são necessários nos solos para ver se Bioenzyme é adequado? Para avaliar a adequação do Bioenzyme, é essencial analisar o solo conforme a classificação AASHTO, considerando granulometria, limites de Atterberg, densidade, CBR e teor orgânico. Também é útil verificar a porcentagem de inchamento e obter orientações do laboratório sobre a coleta de amostras. Fotos e descrições das áreas problemáticas auxiliam na recomendação do produto. Quando aplicado corretamente em solos coesos, o Bioenzyme reduz o limite líquido, a plasticidade e a umidade ótima, aumenta a densidade máxima e a capacidade de suporte (CBR), diminui a expansão e a permeabilidade, além de melhorar a trabalhabilidade do solo.

 

O Bioenzyme está pronto para usar?

Sim, ele é um concentrado que precisa ser diluído em água para aplicação adequada e mistura uniforme com o solo. A dosagem é de 1 litro para 30 m³ cúbicos de solo. As necessidades de água são determinadas no campo para atingir a umidade ideal (OMC) para compactação.

A aplicação envolve misturar o concentrado à água suficiente para manter o solo 1-2 pontos abaixo do OMC. Como regra geral, 1 litro de Bioenzyme é adicionado a cada 1.000 litros de água. Por exemplo, 1 litro de concentrado trata cerca de 30 metros cúbicos de solo, correspondendo a 30 metros de estrada com 5 metros de largura e 20 cm de profundidade.

 

Como o Bioenzyme é aplicado?

A estabilização básica do solo é realizada em quatro etapas: soltar o solo a ser tratado, umidificar o solo solto com a solução correta e água, misturar o solo tratado uniformemente e compactar e moldar a camada da estrada tratada enquanto ela está em um ou dois pontos abaixo do OMC. Instruções de aplicação e treinamento estão na página 11.

 

A durabilidade: Depende do tráfego e da resistência do subleito. Quando a estrutura é adequada à carga, a vida útil projetada é alcançada antes da necessidade de reabilitação. Em geral, essas estradas dobram ou triplicam sua resistência e duram 2 a 3 vezes mais que o normal. As mudanças no solo são permanentes, e desde que o tráfego não exceda as previsões, a estrada permanece em boas condições. Exemplos mostram que estradas de terra em plantações de óleo de palma na Malásia duram mais de 5 anos sem retrabalho e vias de acesso com tráfego normal, resistindo até 10 anos sem buracos e erosão.

Se a resposta que você procura não está aqui, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.